Select Page

TRABALHOS

INSCRIÇÕES

PROGRAMAÇÃO

SALA DE IMAGEM

SALA PAULO FREIRE

NOTÍCIAS

Lançamento de Livros

Confira as informações detalhadas abaixo sobre os livros lançados no evento

Obra

– A Capital dos Esportes: poder idealismo e hábitos físico-esportivos no surgimento de Goiânia (1930-1945)
– A Educação Física na educação de jovens e adultos
– A formação em Educação Física e as transformações contemporâneas do corpo
– Aninhá Vaguretê: Corpo e Simbologia no Ritual do Torém dos Índios Tremembé
– Corpo e Educação Física Escolar: experiências didático-pedagógicas
– Corpo e Práticas Terapêuticas na Saúde Mental: reflexões para uma Educação Física Antimanicomial
– Corporeidades e Processos Formativos: Contundências e Resistências em Defesa da Vida e da Escola
– Currículo e prática pedagógica em educação física escolar na América Latina
– Dançar com o currículo cultural da Educação Física: histórias, imagens e performances
– Desafios contemporâneos para a Educação Física brasileira
– Diário de um Mestrando
– Direito ao Esporte: perspectivas nacionais e internacionais
– Educação Física e cotidiano escolar: Reflexões e pesquisas contemporâneas
– Educação física e ciências do esporte no tempo presente: desmonte dos processos democráticos, desvalorização da ciência, da educação e ações em defesa da vida
– Educação Física e Diferença: perspectivas e diálogos
– Educação Física Escolar Crítica: experiências em diálogo
– Educação Física Escolar Junto a Estudantes com Deficiência Visual: Pesquisas e Práticas
– Educação Física escolar somática
– Educação Física no Ensino Médio integrado da Rede Federal: compartilhando experiências
– Educação Física: pesquisas e reflexões no contexto escolar
– Ensino de Educação Física e Formação Humana
– Escrevivências da Educação Física cultural (Vol.1)
– Escrevivências da Educação Física cultural (Vol.2)
– Esporte ou Festa? O Esporte Universitário no Paraná
– Esporte: Muito além das competições Saúde e qualidade de vida para todos
– Estudos das Masculinidades na Educação Física e no Esporte
– Experiências na arte da docência tocatinense: a Educação Física na roda
– Formação e Práticas Pedagógicas em Educação Física, Esporte e Lazer
– Formação na Prática
– Formação Profissional em Educação Física: Tensões curriculares entre licenciatura e bacharelado
– Freireando há 100 Anos: o Encontro com a Educação Física Escolar
– Jogos de tabuleiro e mesa com o corpo: vivências em diferentes contextos
– Lazer e recreação: Contribuições no tempo presente e perspectivas de inovação
– Linguagens na Educação Física Escolar: diferentes formas de ler o mundo
– Memórias da educação física na escola: cartas de professoras
– Mídia-Educação Física: Outros olhares sobre a cultura corporal
– Mulheres Negras: Professoras de Educação Física
– Mulheres Nordestinas na arbitragem do futsal: institucionalização e trajetórias
– Nas entrelinhas do futebol: espetáculo, gênero e formação
– O Financiamento público do esporte no Brasil: análise e avaliação do Governo Federal
– O que pode o corpo? Saberes e práticas da Educação Física e Ciências do Esporte
– Os Impactos da escolha, formação inicial e inserção profissional na construção de identidade(s) profissional(is) em Educação Física
– Política e Cultura em Educação Física, Esporte e Lazer
– Por uma perspectiva crítica na Educação Física Escolar: ensaiando possibilidades
– Práticas Corporais & Atividades Físicas: saúde e sociedade
– Práticas Corporais Indígenas: Jogos, brincadeiras e lutas para implementação da Lei 11.645/08 na Educação Física escolar
– Produção de Conhecimento na Educação Física: Pesquisas e Parcerias
– Professores e professoras de Educação Física progressistas do mundo, uni-vos!
– (Re) Inventando o Envelhecimento pelas Práticas Corporais e Integrativas
– Sulear: Conscientização e emancipação social
– Tendências da Educação Física
– Tensões Identitárias de Professores de Educação Física
– Trabalho Docente em Educação Física

Autores

– Admir Soares de Almeida Júnior
– Adriana de Faria Gehres
– Alan Camargo Silva
– Alexandre Palma
– Alexandre Vanzuita
– Allan Delmiro Barros
– Alysson Carlos Ribeiro Gomes
– Ameliane Da Conceição Reubens Leonidio
– Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro
– Andreyson Calixto De Brito
– Antonio Ulisses De Sousa Júnior
– Arliene Stephanie Menezes Pereira
– Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior
– Basílio Rommel Almeida Fechine
– Bruno Freitas Meireles
– Bruno Silva Nigri
– Carolina Cristina dos Santos Nobrega
– Carolina Picchetti Nascimento
– Christiane Garcia Macedo
– Cleber Mena Leão Junior
– Daniel Pinto Gomes
– Daniel Teixeira Maldonado
– Denise Aquino Alves Martins
– Denise de Souza Destro
– Denise Grosso da Fonseca
– Eduardo Batista von Borowski
– Elaine Prodócimo
– Eliana Ayoub
– Elias Martis
– Eliene Lopes Faria
– Elisabete dos Santos Freire
– Elisandro Schults Wittizorecki
– Erika Cardoso dos Reis
– Fabiano Bossle
– Fabiano Pries Devide
– Fábio Soares da Costa
– Fábio Souza de Oliveira
– Felipe Canan
– Fernando Augusto Starepravo
– Fernando Henrique Silva Carneiro
– Fernando Mascarenhas
– Francisco Eraldo da Silva Maia
– Gabriel Ferreira Mendes
– Gisele Maria Schwartz
– Giselle Helena Tavares
– Giuliano Gomes de Assis Pimentel
– Helio Serassuelo Junior
– Ingrid Dittrich Wiggers
– Isabel Porto Filgueiras
– Janete de Páscoa Rodrigues
– Jean Carlo Ribeiro
– Jéssica Serafim Frasson
– João Paulo Melleiro Malagutti
– José Carlos de Sousa
– Khellen Cristina Pires Correia Soares
– Larissa Beraldo Kawashima
– Larissa Lara
– Larissa Michelle
– Leandro Oliveira Rocha
– Leandro Teofilo de Brito
– Lisandra Oliveira e Silva
– Luciana Pedrosa Marcassa
– Luciana Venâncio
– Luiz Gustavo Nicácio
– Luiza Aguiar dos Anjos
– Marcelo Nunes Sayão
– Márcio Cardoso Coelho
– Marcos Garcia Neira
– Marcos Godoi
– Maria Cecília da Silva Camargo
– Maria da Conceição dos Santos Costa
– Maria das Dores Pinto Sant’Ana Lima
– Maria Isabel Brandão de Souza Mendes
– Marilza Aparecida Oliveira Teixeira Maciel
– Marlon André da Silva
– Nara Heloisa Rodrigues
– Pedro Athayde
– Pedro Fernando Avalone Athayde
– Phillipe Rodrigues
– Rita de Cassia de Oliveira e Silva
– Rodrigo de Oliveira Gomes
– Rodrigo Lema Del Rio Martins
– Rosa Malena de Araújo Carvalho
– Samara Moura Barreto De Abreu
– Samuel Nascimento De Araújo
– Sílvia Maria Agatti Lüdorf
– Tarcísio Mauro Vago
– Tereza Claudia de Andrade Camargo
– Tiago Nunes Medeiros
– Uirá de Siqueira Farias
– Valdilene Aline Nogueira
– Vera Regina Oliveira Diehl
– Vicente Molina Neto
– Wagner Barbosa Matias
– William de Goes Ribeiro

A capital dos esportes: poder idealismo e hábitos físico-esportivos no surgimento de Goiânia (1930-1945)

Autor: Jean Carlo Ribeiro

Editora: Kelps Ano: 2021

Versões: Impresso

Acesso: Compra

Sinopse:
O livro descreve o contexto esportivo da cidade de Goiânia, associado ao advento político da sua projeção, fundação e consolidação entre os anos de 1930 e 1945. Para efeito de contextualização, são abordados elementos voltados ao desenvolvimento do esporte no Brasil e em Goiás até meados da década de 1930, salientando a historiografia goiana pertinente ao recorte histórico proposto e documentos públicos oficiais como leis, decretos, atas, relatórios, regulamentos, estatutos, censos e constituições do estado de Goiás. A imprensa escrita situacionista foi utilizada como principal fonte de pesquisa, destacando as práticas esportivas como parte de um programa político que intencionava cultivar novos hábitos, costumes e experiências que alimentariam uma cultura urbana modernizada e incentivada pela construção da nova e planejada capital goiana a partir de 1933.

 

Informações completas e aquisição: contato direto com o autor

 

A educação física na educação de jovens e adultos: experiências da realidade brasileira

Autoras: Maria Cecília da Silva Camargo; Maria da Conceição dos Santos Costa; Rosa Malena de Araújo Carvalho

Editora: UFSM Ano: 2021

Versões: Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
O presente livro é expressão de um trabalho coletivo, com representantes de diversas regiões do Brasil, diferentes pensamentos teórico-metodológicos que trazem as resistências, os estudos e as pesquisas de sujeitos históricos que pautam a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos.

Informações completas e aquisição: Clique aqui 

A formação em educação física e as transformações contemporâneas do corpo

Autor: Marcelo Nunes Sayão

Editora: Autografia  Ano: 2020

Versões: Impressa e Digital

Acesso: Compra 

Sinopse:
Olivro aborda os efeitos dos embates em torno da elaboração e implementação da Resolução 07/2004 e das transformações contemporâneas de conceber e intervir sobre o corpo sobre a formação em educação física e as concepções que os egressos têm do seu trabalho. Inicialmente, apresenta um histórico dos embates em torno da formação na área e as tramas que hegemonizam determinadas visões e formas de lidar com o corpo na sociedade contemporânea, caracterizando os atuais cultos à saúde perfeita, à boa forma e à performance. Posteriormente, investiga os efeitos dos embates em torno da Resolução 07/2004 e das transformações nas concepções de corpo em três cursos de formação, mapeando e analisando sentidos e significados circulantes nestes espaços.  

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

Aninhá Vaguretê: corpo e simbologia no ritual do torém dos índios tremembé 

Autor: Arliene Stephanie Menezes Pereira

Editora: Appris Ano: 2020

Versões: Impressa

Acesso: Compra

Sinopse:
Invoco para estar presente os “encantados”, para nos inspirar de modo sagrado. E convido-os, antes da leitura, a tomar um pouco da bebida tradicional do povo Tremembé: o mocororó (bebida feita do caju azedo), para adentrarmos o universo sagrado e profano desse ritual. O livro adentra a cultura indígena dos Tremembé da grande Almofala, no município de Itarema, estado do Ceará, em que realiza um estudo sobre a simbologia acerca do ritual do Torém. Para compreender essa cosmovisão de mundo, a autora parte para uma compreensão de base fenomenológica, permitindo apreender como os Tremembé sentem suas vivências com o Torém e atenua debates das pesquisas sobre as questões indígenas em Educação Física, e dado que ainda não há pesquisas sobre os Tremembé na área.


Vídeo sobre a obra:
Veja aqui

 

 Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

Corpo e educação eísica escolar: experiências didático-pedagógicas

Autores: Sílvia Maria Agatti Lüdorf; Alan Camargo Silva

Editora: CRV Ano: 2021

Versões: Impressa e Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
Repensar a Educação Física com base em autores que transitam e interagem nos mundos da universidade e da escola é um exercício primordial para a compreensão do que representa ser educador em uma sociedade tão diversa e complexa como a atual. Este livro avança neste desafio ao trazer experiências derivadas do “chão da escola” entremeadas a discussões ligadas à formação de professores em Educação Física. A presente obra pretende colaborar para ampliar as possibilidades pedagógicas relacionadas ao trato com o corpo, especialmente na Educação Física. Desde a infância, passando pelo ensino fundamental e jovens e adultos, dialoga com desafiantes e enriquecedoras formas de se pensar/agir/lidar com o corpo na educação básica e no ensino superior. As experiências e reflexões propostas levam o leitor a refletir sobre as potencialidades do corpo e a necessidade de não o silenciar. Ao contrário, dar voz aos corpos, talvez seja uma das principais chaves para abrir as portas rumo a uma formação para a autonomia, em diálogo com o respeito à diversidade dos corpos e às sensibilidades.

Informações completas e aquisição: Clique aqui 

 

Corpo e práticas terapêuticas na saúde mental: reflexões para uma educação física antimanicomial

Autora: Ameliane da Conceição Reubens Leonidio

Editora: Appris Ano: 2021

Versões: Impressa e Digital

Acesso: Compra e gratuito

Sinopse:
Corpo e Práticas Terapêuticas na Saúde Mental: reflexões para uma Educação Física Antimanicomial resgata a constituição dos modos de cuidado na atenção à Saúde Mental, tendo como elemento principal a relação entre corpo e práticas terapêuticas. Sendo o corpo local de inscrição de acontecimentos, como diria Michel Foucault, pretende-se aqui inserir o leitor no universo dos discursos sociais sobre a loucura, contextualizando-o como as práticas terapêuticas foram sendo modificadas e utilizadas, tendo o corpo como foco, nos diferentes paradigmas de cuidado em Saúde Mental. Espera-se, portanto, que esse livro seja um ponto de partida para auxiliar acadêmicos, residentes e profissionais de Educação Física que tenham interesse pela Saúde Mental, sobretudo no Sistema Único de Saúde, a ampliar as possibilidades de pesquisas e propostas terapêuticas, fomentando uma Educação Física Antimanicomial.

 

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

Corporeidades e Processos Formativos: Contundências e Resistências em Defesa da Vida e da Escola

Autores: Rosa Malena de Araújo Carvalho

Editora: NAU Editora Ano: 2021

Versões: Digital

Acesso: Gratuito

Sinopse:
O e-book “Corporeidades e processos formativos: contundências e resistências em defesa da vida e da escola” é fruto da edição comemorativa pelos dez anos do Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar; Experiências lúdicas e artísticas; Corporeidades), quando compartilhamos alguns resultados de pesquisas e dialogamos com outros coletivos. O ELAC é formado por estudantes da Licenciatura em Educação Física (UFF), da Especialização em Educação Física Escolar (UFF) e, do PPGEDU em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais (UERJ). Conta com egressos desses cursos e do Normal Superior do ISERJ. O e-book traz pesquisas que desnaturalizam as formas como o corpo e as práticas corporais hegemonicamente são encaminhados no contexto socioeducacional, objetivando contribuir na consolidação de sentidos, gestos e políticas públicas para o trabalho docente que qualifique e caracterize o escolar.

 

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

Currículo e prática pedagógica em educação física escolar na América Latina

Autor: Isabel Porto Filgueiras e Daniel Teixeira Maldonado (organizadores)

Editora: CRV  Ano: 2020

Versões: Impressa e Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
O livro é composto por 10 capítulos que discutem aspectos epistemológicos, étnico-raciais, curriculares e pedagógicos da Educação Física escolar sob o ponto do campo acadêmico científico das políticas educacionais latino-americanas, trazendo diálogos entre Brasil, Chile, Bolívia, Argentina, Colômbia e Paraguai. A obra convida os leitores a refletir sobre desafios comuns e especificidades que marcam a construção de currículos críticos no continente.

 

 

Vídeo sobrea obra: Clique aqui

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

Dançar com o currículo cultural da educação física: histórias, imagens e performances

Autores: Adriana de Faria Gehres e Marcos Garcia Neira

Editora: EDUPE – Editora da Universidade de Pernambuco
Ano: 2021

Versões: Impressa

Acesso: Compra

Sinopse:
Dançar com o currículo cultural da Educação Física, neste livro, foi uma experimentação produzida com leitores e leitoras, professores e professoras, alunos e alunas, escolas, textos, encontros de pesquisa, discussões quinzenais no Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (GPEF-FEUSP), conversas de WhatsApp, bate-papos na cantina, na criação de textos-intervenção com o currículo cultural da Educação Física. Nesse processo, optamos por nos concentrar nas discussões em torno da Educação Física na área do conhecimento das Linguagens, tal como aponta a produção mais recente e demandamos pragmáticas políticas e semióticas com as críticas pós-estruturalistas, para imprimir ações de aproximação e afastamento da perspectiva representacional da linguagem e das danças com o currículo cultural da Educação Física.

Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

Desafios contemporâneos para a educação física brasileira

Autor: Rodrigo Lema Del Rio Martins

Editora: CRV Ano: 2020

Versões: Impressa e Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
Esta coletânea é um esforço de reunir contribuições de diferentes atores da comunidade acadêmica da Educação Física para debater o que consideramos ser alguns dos desafios contemporâneos para a área. Foram convidados pesquisadores de diversas Universidades públicas e privadas brasileiras, provenientes das cinco regiões geográficas do nosso país. Essa diversidade oferece, para além de representatividade nacional, múltiplos olhares teóricos, epistemológicos e metodológicos que demostram a pluralidade que constitui a Educação Física.
As temáticas tratadas nesta obra (formação profissional, modalidades de ensino, Educação Infantil, Lazer e Saúde) não esgotam toda a variedade de objetos que mantém interface com a Educação Física, mas, ainda assim, proporcionam levantar questões relevantes para a reflexão nesses campos.

Vídeo sobre a obra: Veja aqui

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

 

Diário de um mestrando

Autor: Fábio Souza de Oliveira

Editora: CRV Ano: 2021

Versões: Impressa e Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
O “Diário de um mestrando” é o registro das diversas experiências do programa de mestrado em Educação Física que cursei em Minas Gerais/Brasil.
Os textos, as leituras, as discussões estão muito presentes, permeando uma tecitura de vida muito mais ampla. As questões familiares, o trabalho, os amigos, e outras tantas questões estão a todo o tempo contribuindo ou competindo com o fazer acadêmico.
Em “Diário de um mestrando”, compartilho com vocês os bastidores dos dois anos em que fui mestrando de um dos maiores programas de formação para professores de Educação Física da história desse país. São as particularidades, os sabores e as asperezas do todo que compõe esse percurso, do ponto de vista da minha experiência, que trago nestas páginas.

 

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

Direito ao esporte: perspectivas nacionais e internacionais

Autor: Felipe Canan

Editora: CRV Ano: 2021

Versões: Impressa e Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
Este livro aborda o tema do direito ao esporte, pelo qual, leia-se, direito ao movimento humano componente do universo da cultura física. Apresenta múltiplas perspectivas nacionais e internacionais, reunindo e compartilhando os saberes das maiores referências mundiais na área, provenientes do campo acadêmico da Educação Física ou do Direito.

 

 

 

 

 

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

Educação física e ciências do esporte no tempo presente:
desmonte dos processos democráticos, desvalorização da ciência, da educação e ações em defesa da vida

Autores: Tarcísio Mauro Vago, Larissa Michelle Lara e Vicente Molina Neto

Editora: Eduem Ano: 2021

Versões: Digital

Acesso: Gratuito

Sinopse:
Esta obra explora a educação física e as ciências do esporte no contexto do desmonte dos processos democráticos, da desvalorização da ciência e da educação no intuito de ampliar o debate e fortalecer ações de intervenção em temas como racismo, democracia, corpo e práticas corporais, mulheres, formação de professores/as, educação escolar, lazer, políticas públicas, movimentos sociais e saúde. É formada por pesquisadores/as que transcendem suas especificidades disciplinares para o enfrentamento do momento pandêmico vivido e dos processos antidemocráticos que se reverberam no negacionismo e no ataque à ciência e aos direitos humanos. Nessa direção, a obra representa oportunidade ímpar para a leitura do ‘tempo presente’ e para vislumbrarmos expectativas de trabalho e de posicionamentos políticos que orientem nossos esforços de estudo e de pesquisa, assim como nossas práticas profissionais.

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Educação física e cotidiano escolar: reflexões e pesquisas contemporâneas

Autores: Fábio Soares da Costa e Janete de Páscoa Rodrigues

Editora: Acadêmica Editorial  Ano: 2021

Versões: Impressa e Digital

Acesso: Gratuito

Sinopse:
A compreensão do cotidiano da escola envolve, essencialmente, as práticas corporais, a experiência do, com e pelo corpo a partir de uma perspectiva educacional da nossa relação com ele. Esse processo é complexo e a Educação Física é o componente educativo escolar que serve à construção de uma realidade emancipada a partir das práticas corporais, rítimicas e expressivas, de dança, de esportes, de lutas, de ginásticas, de conhecimento sobre o corpo e tantas outras que fazem da escola tempo/lugar profícuo para a apropriação de uma cultura corporal de movimento servente aos educandos das mais diversas classes sociais, idades e construções culturais. O livro Educação Física e Cotidiano Escolar: reflexões e pesquisas contemporâneas foi elaborado com a intenção de contribuir para o desenvolvimento de reflexões complexas sobre a docência, as leituras, as experiências e as pesquisas em desenvolvimento por profissionais da Educação Física que entendem a escola como lugar de fala da transformação da realidade, sobremaneira por vias da Educação Física Escolar. Esta produção é produto de um percurso profissional trilhado por diversos educadores atuantes em docência e pesquisa científica com foco na Educação Física Escolar. A complexidade e diversidade de suas experiências científicas e educacionais, sobretudo as relacionadas ao universo pedagógico e de formação de professores de Educação Física é fundamento para os escritos apresentados aqui. Esse contexto específico é o gatilho para as reflexões, discussões e pesquisas apresentadas aqui.

Vídeo sobre a obra: Veja aqui

Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

Educação física e diferença: perspectivas e diálogos

Autores: William de Goes Ribeiro; Rita de Cassia de Oliveira e Silva; Denise de Souza Destro

Editora: CRV Ano: 2021

Versões: Impressa e Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
Esta obra apresenta de forma original, uma articulação entre Educação Física e diferença, compreendida por campos epistemológicos distintos. A despeito disso, os/as pesquisadores/as do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Diferença (GPEFD), enfatizam o acordo sobre a necessidade de a educação valorizar as diferenças e desafiar preconceitos por intermédio de práticas que podem ser mais argumentativas e dialógicas. A obra é dividida em três grandes eixos: Educação Física, corpo e diferença, Educação Física e formação de professores/as e Educação Física, Escola e cultura. O livro é um material relevante para professores/as da área e para estudantes da Educação Física que desejam compreender e aprofundar nuances que abarcam temáticas pertinentes e instigantes na atualidade.

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Educação física escolar crítica: experiências em diálogo

Autores: Leandro Oliveira Rocha; Márcio Cardoso Coelho e Samuel Nascimento de Araújo (Orgs.)

Editora: CRV Ano: 2021

Versões: Impressa e Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
Nesta obra tematizamos a Educação Física escolar crítica em uma escrita que emerge do conhecimento produzido por professores que, como pesquisadores que são, problematizam e compartilham experiências docentes e posicionamentos teórico- conceituais. Trata-se de um movimento que parte “de dentro” das escolas, ou seja, da reflexividade sobre o cotidiano de trabalho sustentada em leituras críticas de mundo. Logo, demarca nos capítulos iniciais a defesa do pensamento crítico como maneira de compreender a vida em sociedade e exercer a docência da Educação Física Escolar Crítica para, nos capítulos seguintes, apresentá-la através de experiências docentes e seus aportes conceituais específicos.

Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

Educação física escolar Junto a estudantes com deficiência visual: pesquisas e práticas

Autor: Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior

Editora: Appris Ano: 2021

Versões: Impressa e Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
Uma construção coletiva, composta por pesquisas e práticas de professores pesquisadores de diferentes instituições do país que estudam a inclusão e suas dimensões no campo da Educação Física junto a estudantes com deficiência visual (DV), com capítulos que abordam desde a criança com DV na escola ao processo formativo do professor que irá atuar junto a essas crianças. A obra aborda questões como o uso do recurso da audiodescrição na Educação Física, os saberes necessários à prática pedagógica junto ao estudante com surdocegueira, o goalball como modalidade esportiva da escola inclusiva, o desenvolvimento da criança com DV, além de questões em âmbito da formação inicial e continuada de professores que discutem a sensibilidade do professor, a densidade pedagógica, as dificuldades e a empatia junto aos estudantes.

Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

Educação física escolar somática

Autor: Fábio Soares da Costa

Editora: Acadêmica Editorial Ano: 2021

Versões: Impressa e Digital

Acesso: Gratuito

Sinopse:
A Educação Física é uma área do conhecimento interdisciplinar e desenvolve-se nos entremeios da biologia, fisiologia, motricidade e pedagogia, sendo um componente curricular obrigatório na educação básica brasileira e orientada pelos PCN, pelas orientações curriculares estaduais/municipais e pela BNCC. Sua epistemologia está em franco processo de construção e, neste Livro, seu estilo de pensamento é questionado, tensionado a partir de uma perspectiva teórico-metodológica que apresentamos como somática, ainda marginalizada na escola. Neste contexto, passamos a nos questionar quanto à necessidade de compreender que repercussões sobre a qualidade de vida e sobre a autopercepção corporal poderiam ser observadas em jovens escolares com a aplicação de métodos e técnicas de Educação Somática enquanto aulas de Educação Física. Este questionamento instituiu nosso núcleo de defesa que é a compreensão de como a Educação Física Escolar Somática (EFES), enquanto proposta teórico-metodológica, contribui para as significações de corpo, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde no currículo escolar do ensino médio da educação brasileira. As assertivas e fundamentações dsta obra são fruto de uma pesquisa-ação mista com análises estatísticas e Análise de Conteúdo da Enunciação-ACE a partir de narrativas juvenis de praticantes da Educação Física Escolar Somática.

 Vídeo sobre a obra: Veja aqui

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Educação física no ensino médio integrado da rede federal: compartilhando experiências

Autores: Larissa Beraldo Kawashima; Marcos Godoi; Elias Martis

Editora: Edufmt  Ano: 2021

Versões: Digital

Acesso: Gratuito

Sinopse:
Esta obra é uma coletânea de textos resultantes de pesquisas, estudos e compartilhamento de experiências de práticas pedagógicas realizadas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Institutos Federais (IFs), a partir de práticas curriculares, práticas docentes e práticas docentes em tempos de pandemia

Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

Educação física: pesquisas e reflexões no contexto escolar

Autores: José Carlos de Sousa e Fábio Soares da Costa

Editora: Acadêmica Editorial Ano: 2021

Versões: Impresso e Digital

Acesso: Gratuito

Sinopse:
O livro “Educação Física: pesquisas e reflexões no contexto escolar” apresenta um escopo assentado nas relações entre escola – educação – educação física – saúde e qualidade de vida, e para tanto apresenta produções de natureza empírica, assim como provenientes de reflexões teórica e de natureza bibliográfica, a exemplo de ensaios teóricos. É uma obra permeada de afeto e profundidade científica quando o assunto são os aspectos pedagógicos que envolvem a disciplina Educação Física como currículo da escola. São textos interdisciplinares que aborda questões teóricas, metodológicas e epistemológicas, trazendo à tona discussões atualizadas, reflexivas e críticas, constituindo-se em uma leitura necessária e importante para os estudantes, os professores e os profissionais de educação física de todo o país.

Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

Ensino de educação física e formação humana

Autores: Luciana Pedrosa Marcassa; Admir Soares de Almeida Júnior; Carolina Picchetti Nascimento

Editora: Editora APPRIS Ano: 2021

Versões: Impressa e Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
O livro “Ensino de Educação Física e Formação Humana” foi originalmente concebido no interior do GT-Escola do CBCE. Ao refletir sobre a escola e sua tarefa educativa, este livro questiona a indissociabilidade do ensino e da aprendizagem, promovendo o aprofundamento das reflexões e proposições sobre o ensino de Educação Física e a formação docente coerentes com a escola que queremos construir, considerando a contribuição específica da Educação Física. Este livro reúne um conjunto de pesquisadores da área da Educação Física escolar, de diferentes regiões do Brasil, que embora desenvolvam suas reflexões a partir de distintas matrizes teórico-metodológicas, compartilham da posição de que ensinar é revolucionário. Os textos buscam levantar questões ou problemáticas acerca do que e como ensinar Educação Física e sobre os processos formativos dos professores que irão atuar na escola, trazendo contribuições para seguirmos construindo coletivamente respostas, cada vez mais contundentes, para o ensino de Educação Física e a formação humana.

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Escrevivências da educação física cultural (Vol.1)

Autor: Marcos Garcia Neira

Editora: FEUSP Ano: 2020

Versões: Digital

Acesso: Gratuito

Sinopse:
“Escrevivência” é uma criação de Conceição Evaristo, participante ativa dos movimentos feministas e de valorização da cultura negra. A escrevivência funde os gêneros do romance e da escrita de si, sem esconder fragmentos biográficos que se espalham nas passagens e salpicam os personagens. A escrevivência é um modo de falar, ser ouvido, redigir outra história, outra versão, outra epistemologia, que valoriza o sujeito comum do dia a dia, sobre o qual não se fala porque a ninguém interessa. A coletânea traz a público relatos de experiências de professoras e professores que afirmam colocar em ação a perspectiva cultural da Educação Física, também chamada currículo cultural. Relatos de experiência docentes podem ser tomados como escrevivências, uma vez que narram histórias, acontecimentos e manifestam impressões sobre o fazer pedagógico.

 

Vídeo sobre a obra: Veja aqui

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Escrevivências da educação física cultural (Vol.2)

Autor: Marcos Garcia Neira

Editora: FEUSP Ano: 2021

Versões: Digital

Acesso: Gratuito

Sinopse:
“Escrevivência” é uma criação de Conceição Evaristo, participante ativa dos movimentos feministas e de valorização da cultura negra. A escrevivência funde os gêneros do romance e da escrita de si, sem esconder fragmentos biográficos que se espalham nas passagens e salpicam os personagens. A escrevivência é um modo de falar, ser ouvido, redigir outra história, outra versão, outra epistemologia, que valoriza o sujeito comum do dia a dia, sobre o qual não se fala porque a ninguém interessa. Dando continuidade ao trabalho realizado no primeiro volume, este traz a público relatos de experiências de professoras e professores que afirmaram colocar em ação a perspectiva cultural da Educação Física durante a pandemia, enfrentando todas as restrições impostas pelo ensino remoto emergencial.

 

Vídeo sobre a obra: Veja aqui

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Espaços do esporte e lazer na cidade de Fortaleza

Autores: Basílio Rommel Almeida Fechine; Andreyson Calixto De Brito; Antonio Ulisses De Sousa Junior; Daniel Pinto Gomes; Samara Moura Barreto De Abreu 

Editora: IFCE Ano: 2021

Versões: Impresso

Acesso: Gratuito

Sinopse:
A Fortaleza traz nessa obra sua diversidade cultural, algumas de suas contradições, além de sua beleza e força estética, que representam o espaço das sociabilidades dos fortalezenses através do esporte e do lazer. O projeto inicial do trabalho foi todo pensado com bastante carinho, em incansáveis reuniões que fortaleceram o modo de fazer dos autores em cada um dos capítulos. O Núcleo Ceará, do Centro de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer (Rede CEDES) da Secretaria Especial do Esporte (Ministério da Cidadania), através da parceria com professores de educação física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), dialogou com vários fotógrafos, artistas e esportistas locais. A comunicação no grupo, a demonstração e compartilhamento dos dados durante todo o processo de construção do material resultou neste guia que convida as pessoas a conhecer, preservar e construir a identidade das práticas de esporte e lazer da cidade. 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Esporte: muito além das competições saúde e qualidade de vida para todos

Autor: Helio Serassuelo Junior (Org.)

Editora: CRV Ano: 2021

Versões: Impressa e Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
O Esporte, dentre seus objetivos, competição, lazer e prática escolar é tido como uma ferramenta para a melhoria da saúde. Mas até que ponto pode contribuir para o bem-estar geral do praticante? Este livro se propõe a discutir esse fenômeno sociocultural e seus benefícios nas dimensões biológicas, sociais e comportamentais do praticante.

Vídeo sobre a obra: Veja aqui 

 

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui  

 

Esporte ou festa? O esporte universitário no Paraná

Autores: João Paulo Melleiro Malagutti e Fernando Augusto Starepravo

Editora: CRV Ano: 2020

Versões: Impressa e Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
O esporte universitário é um fenômeno social de extrema relevância, em um contínuo processo de reestruturação e transformação. Dentre as várias possibilidades de abordá-lo, nesta obra trataremos de duas de suas manifestações: o Esporte/Oficial e o Esporte/Festa. Enquanto na primeira as competições são pautadas num modelo tradicional, com modalidades olímpicas, com o objetivo de selecionar os melhores atletas; na segunda os eventos são comumente pautados no objetivo de integração entre seus participantes, por meio das competições esportivas e de suas grandes festas, realizadas durante o período de competição. Buscamos mostrar no decorrer desta obra que o esporte e a festa, que a princípio podem parecer antagônicos, podem estabelecer uma bela parceria que possibilita o esporte universitário ser mais abrangente, inclusivo e participativo, indo ao encontro dos anseios dos universitários.

 Informações completas e aquisição: Clique aqui

Estudos das masculinidades na educação física e no esporte

Autores: Fabiano Pries Devide e Leandro Teofilo de Brito

Editora: Versos Ano: 2021

Versões: Impressa

Acesso: Compra

Sinopse:
Esta obra , organizada por Fabiano Devide (UFF) e Leandro de Brito (UFRJ), reúde quatorze pesquisadores(as) de diferentes regiões do país. Se estrutura em três sessões: a primeira reúne reflexões teóricas sobre os Estudos das Masculinidades, que abordam questões referentes às teorias das masculinidades, gênero e sexualidade no contexto contemporâneo. A segunda reúne pesquisas empíricas acerca das relações de gênero na cultura escolar, especificamente na Educação Física, explorando as vias pelas quais as masculinidades são produzidas, assim como os processos de exclusão a partir de categorias como habilidade motora, sexualidade e raça. A terceira sessão traz reflexões sobre as masculinidades que atravessam corpos de homens e mulheres no contexto dos esportes e das práticas corporais. A obra pretende ser pioneira na abordagem dos Estudos das Masculinidades na Educação Física, auxiliando a suprir uma lacuna neste campo de pesquisa, ampliando a representação das masculinidades enquanto identidade de gênero com fronteiras permeáveis, de natureza fluída, plural e mutável, estando sujeita às transformações em diferentes culturas e tempos históricos. 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Experiências na arte da docência tocantinense: a educação física na roda

Autores: Alysson Carlos Ribeiro Gomes; Denise Aquino Alves Martins; Khellen Cristina Pires Correia Soares; Marilza Aparecida Oliveira Teixeira Maciel.

Editora: Nagô Ano: 2021

Versões: Impressa

Acesso: Compra

Sinopse:
Sentimo-nos honrados em apresentar este livro – Experiências da Arte da Docência Tocantinense: a educação física na roda – movidos pela esperança que deve estar presente no cotidiano da educação, pelo desafio de provocar uma ação educativa-crítica-afetiva e também pela ideia da perpetuação das histórias, afinal o registro em escritos é uma bela forma de buscar uma ecologia de saberes.
O livro apresenta um texto de abertura e quatro partes organizadas a partir dos Grupos de Trabalho Temático do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, sendo: Parte 1 – Corpo e Cultura; Parte 2 – Escola; Parte 3 – Formação Profissional e Mundo do Trabalho e Parte 4 – Memórias da Educação Física e do Esporte.”

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Formação e práticas pedagógicas em educação física, esporte e lazer

Autores: Basílio Rommel Almeida Fechine; Andreyson Calixto De Brito; Antonio Ulisses De Sousa Júnior; Daniel Pinto Gomes; Samara Moura Barreto De Abreu

Editora: IFCE Ano: 2020

Versões: Impressa

Acesso: Gratuito

Sinopse:
Este livro é fruto de ações do Centro de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer, REDE CEDES/ Núcleo Ceará, via ação programática da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Tem como objetivo divulgar um construto dialógico acerca da Formação e Práticas Pedagógicas em Educação Física, Esporte e Lazer, buscando reconhecer as implicações formativas nas territorialidades da Educação Básica e/ou Superior assim como em programas e projetos sociais, cujas experiências apontam para o devir crítico-reflexivo. Com Proposições teóricas e/ou práticas que substanciem a mobilização de saberes docentes em Educação Física. Apresenta como categorias temáticas centrais: Educação Física, Formação, Prática Pedagógica, Saberes Docentes, Esporte e Lazer.

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Formação na prática

Autores: Luiz Gustavo Nicácio; Gabriel Ferreira Mendes; Bruno Silva Nigri; Eliene Lopes Faria; Luiza Aguiar dos Anjos

Editora: KMA Soluções Gráficas Ano: 2020

Versões: Digital

Acesso: Gratuito

Sinopse:
O livro “Formação na Prática” é fruto do trabalho desenvolvido por professoras/es no projeto de extensão homônimo coordenado por docentes dos setores de Educação Física do Centro Pedagógico e do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com o Coletivo Pensando a Educação Física Escolar. Neste projeto são ofertadas oficinas de formação com diferentes temáticas ministradas por professoras/es da Educação Básica. Mais de 50 oficinas já foram ofertas por professoras/es de diferentes redes públicas e privadas do estado de Minas Gerais, em especial na região metropolitana de Belo Horizonte. Viabilizado a partir do edital 05/2020 da PROEX/UFMG, o livro traz 9 capítulos que emergem das experiências docentes que proporcionaram algumas destas oficinas e versam sobre lutas, funk, práticas corporais de aventura, cultura popular, brinquedos, atletismo, forró. Além de um capítulo que situa e apresenta o projeto, em suas perspectivas teóricas e de visão de mundo.

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Formação profissional em educação física: tensões curriculares entre licenciatura e bacharelado

Autor: Rodrigo de Oliveira Gomes

Editora: CRV Ano: 2021

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
Esta obra teve como objetivo compreender e descrever as tensões curriculares no âmbito da Educação Física entre licenciatura e bacharelado, analisando os agentes e as instituições envolvidos na política de formação profissional do campo e localizados na cidade de Belo Horizonte/MG. Os cursos de graduação em Educação Física, marcados pela organização curricular que legitimou a separação entre licenciatura e bacharelado, delimitaram não apenas os campos de formação e atuação profissional, mas atraíram, paulatinamente, tensões de novas práticas sociais evidenciadas na forma como agentes e instituições se apropriam das ideias postas na práxis do conhecimento curricular.

 

Vídeo sobre a obra: Veja aqui 

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

Freireando há 100 anos: o encontro com a educação física escolar

Autores: Bruno Freitas Meireles, Daniel Teixeira Maldonado, Elaine Prodócimo, Elisabete dos Santos Freire, Fabiano Bossle, Uirá de Siqueira Farias e Valdilene Aline Nogueira

Editora:
CRV Ano: 2021

Versões: Impressa

Acesso: Compra

Sinopse:
Desde o nosso primeiro encontro, sonhamos coletivamente em organizar uma produção para comemorar o centenário do patrono da educação brasileira. Depois de seis meses de conversas e a realização de um evento, surgiu a possibilidade de transformar todos os diálogos realizados em um livro, talvez uma carta em defesa da construção de outro mundo. Assim, desejamos que essa obra possa tocar o coração de educadores e educadoras de Educação Física que se reconhecem como andarilhos/ as utópicos/as, insistem em transformar a realidade, não perdem a esperança e acreditam no diálogo como forma de se conscientizar com as classes populares e grupos oprimidos. 

Vídeo sobre a obra: Veja aqui

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Jogos de tabuleiro e mesa com o corpo: vivências em diferentes contextos

Autoras: Nara Heloisa Rodrigues; Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro; Giselle Helena Tavares; Gisele Maria Schwartz

Editora: Supimpa Ano: 2021

Versões: Impressa

Acesso: Compra

Sinopse:
As atividades propostas nesta obra intitulada JOGOS DE TABULEIRO E MESA COM O CORPO: VIVÊNCIAS EM DIFERENTES CONTEXTOS foram testadas pelos pesquisadores do LEL-Laboratório de Estudos do Lazer – DEF/IB/UNESP-Rio Claro, respeitando as fases do desenvolvimento humano, sendo sugeridas de modo adequado para a segurança e vivência de experiências lúdicas significativas. Os capítulos do livro estão delineados com base na ênfase em diferentes aspectos: motor, cognitivo/intelectivo, afetivo, social e expressivo/comunicativo.
Para tanto, as sugestões de atividades baseadas nos diversos aspectos a serem enfatizados estão apresentadas ao longo dos capítulos desta obra, da seguinte maneira:
1. Inovação e criatividade: apresentação da proposta dos jogos de tabuleiro e mesa com o corpo – Gisele Maria Schwartz
2. Jogos de tabuleiro e mesa com o corpo enfatizando o aspecto motor – Nara Heloisa Rodrigues e Raiana Lídice Mór Fukushima
3. Jogos de tabuleiro e mesa com o corpo enfatizando o aspecto cognitivo/intelectivo – Viviane Kawano Dias e Reisa de Paula Venancio
4. Jogos de tabuleiro e mesa com o corpo enfatizando o aspecto afetivo – Elisângela Gisele do Carmo e Giselle Helena Tavares
5. Jogos de tabuleiro e mesa com o corpo enfatizando o aspecto social – Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro e Danielle Ferreira Auriemo
6. Jogos de tabuleiro e mesa com o corpo enfatizando o aspecto expressivo/comunicativo – José Pedro Scarpel Pacheco, Alipio Rodrigues Pines Júnior, Tiago Aquino da Costa e Silva”

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Lazer e recreação: contribuições no tempo presente e perspectivas de inovação

Autores: Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Cleber Mena Leão Junior (organizadores)

Editora: Clube dos Recreadores Ano: 2021

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Gratuito

Sinopse:
Esta obra surgiu em comemoração os 21 anos do Grupo de Estudos do Lazer (GEL), havendo a participação de profissionais e pesquisadores de diferentes instituições e de todas as regiões do Brasil. “Lazer: contribuições no tempo presente e perspectivas de inovação” foi a questão central que agregou a autoria dessas 35 pessoas, as quais discorreram sobre a recreação e o lazer – e seus derivados – na vida das pessoas. O livro é um convite a discussões atuais e atualizadas, por meio da publicação de 15 capítulos, divididos em 4 blocos temáticos: – Práticas, Políticas e Produção do Conhecimento; – Práticas Socioculturais de Lazer; – Concepções sobre o Lazer; e – Intervenções entre a Recreação e a Educação do Lazer.

Vídeo sobre a obra: Clique aqui

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Linguagens na educação física escolar: diferentes formas de ler o mundo

Autores: Daniel Teixeira Maldonado; Uirá de Siqueira Farias e Valdilene Aline Nogueira

Editora: CRV Ano: 2021

Versões: Impresso

Acesso: Compra

Sinopse:
Esse livro apresenta reflexões e análises sobre a inserção da Educação Física na área de Linguagens no cotidiano escolar. Na primeira parte da obra, diferentes perspectivas teóricas fundamentam a possibilidade dos docentes desse componente curricular planejarem as suas experiências político-pedagógicas dentro desse contexto. Os capítulos da segunda parte são formados por projetos educativos realizados por professoras e professores da Educação Básica que possibilitam que os estudantes vivenciem os gestos das práticas corporais e ampliem a sua leitura de mundo sobre as danças, lutas, ginásticas, jogos e brincadeiras.

 Vídeo sobre a obra: Veja aqui

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Memórias da educação física na escola: cartas de professoras

Autora: Eliana Ayoub

Editora: Pontes Editores Ano: 2021

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
Quais são as suas memórias da educação física na escola? Neste livro, aventurei-me numa escrita narrativa pautada no gênero carta para dialogar com as cartas sobre memórias da educação física escolar escritas por professoras que foram alunas do Proesf – um curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp. As cartas das alunas-professoras do Proesf contam histórias de cada uma delas com a educação física na escola, num movimento complexo de rememoração que é incessantemente atravessado pelos afetos que constituíram suas experiências com a educação do corpo na escola e, por que não dizer, com a escola na educação do corpo. Convido-as(os) a adentrar nesse diálogo conosco para compartilharmos e produzirmos sentidos outros nessa potente interlocução que, inspirada em Paulo Freire, se pretende amorosa e ética.

 

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

 

 

Mídia-Educação Física: outros olhares sobre a cultura corporal

Autor: Fábio Souza de Oliveira

Editora: Appris Ano: 2020

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
Em tempos de tecnologias digitais, as telinhas coloridas dos computadores, tablets e smartphones tem divido opiniões dos educadores ao ponto de verificarmos dois pólos: os integrados ou tecnófilos e os apocalípticos ou tecnófobos.
O autor, inspirando-se em textos da Escola de Frankfurt e nos estudos da Mídia-Educação, discute o (não) lugar das tecnologias digitais na Educação Física escolar, particularmente sobre o smartphone. Analisa como o conteúdo midiático pode influenciar as representações da juventude a respeito dos elementos da cultura corporal e apresenta a abordagem mídia-educativa como estratégia de ensino “para”, “com” e “através” das mídias no contexto da Educação Física escolar.
Investiga potenciais e suas limitações, riscos e contribuições das TDIC para a formação emancipatória, abordando questões como formação docente, didática e infraestrutura necessária para o ensino com as tecnologias.

 

 Informações completas e aquisição: Clique aqui 

Mulheres negras: professoras de educação física

Autoras: Luciana Venâncio e Carolina Cristina dos Santos Nobrega

Editora: CRV Ano: 2020

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
O mundo contemporâneo desvelou uma diversidade de situações que historicamente vêm acompanhando a vida de muitas pessoas. As mulheres negras encontram-se dentro de uma maioria populacional mundial e, de forma recorrente, têm buscado espaço de reconhecimento de suas histórias para fortalecer o engajamento e o empoderamento político, social, econômico e cultural de mais mulheres. Reunimos no livro um conjunto de histórias e saberes de mulheres-negras-professoras-pesquisadoras-autoras da educação física brasileira, que consideramos importantes nesse momento em que vivemos, diante de tentativas diuturnas de esconder e desconsiderar a nossa existência, quem somos no mundo e com o mundo. Militamos em favor da causa antirracista e as narrativas são um convite ao debate identitário, político e estético-corpóreo a respeito da relação entre raça, gênero, classe social e representatividade a partir da educação física.

Vídeo sobre a obra: Veja aqui 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Mulheres nordestinas na arbitragem do futsal: institucionalização e trajetórias

Autores: Maria das Dores Pinto Sant’Ana Lima; Christiane Garcia Macedo

Editora: CRV Ano: 2021

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
Esta obra é fruto de uma dissertação de Mestrado defendida em 2020 no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UNIVASF/PE.
A temática surgiu das inquietações experenciadas por mim (Maria Lima) enquanto mulher, árbitra de futsal e nordestina no trabalho esportivo da arbitragem. Um espaço marcado pelas questões de gênero, pelas relações de poder e submissão e pelos marcadores heteronormativos que são naturalizados entre nós e por nós.
Oferecemos um estudo sistemático das trajetórias de árbitras que atuam/atuaram no futsal da região nordeste, das demandas de ser mulher nordestina e exercer a função na arbitragem, assim como, reflexões significativas do contexto sociocultural-político existente no futsal nordestino quanto à arbitragem de mulheres. Esperamos que outras trajetórias possam ser contadas e visibilizadas para que o respeito prevaleça e o reconhecimento transborde.

 Vídeo sobre a obra: Veja aqui

 Informações completas e aquisição: Clique aqui

Nas entrelinhas do futebol: espetáculo, gênero e formação

Autores: Wagner Barbosa Matias e Pedro Fernando Avalone Athayde

Editora:
CRV Ano: 2021

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
Este livro reúne artigos de brasileiros, de diferentes regiões e programas de pós-graduação e, também, de um pesquisador da Espanha, especificamente da Universidad de Sevilla. Eles foram apresentados durante o Seminário de Políticas Públicas para o Futebol, realizado entre junho e agosto de 2020, de forma remota, organizado pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT) e durante o I Seminário Internacional de Estudos do Futebol e Direitos do Torcedor, realizado em novembro de 2020, de forma remota, organizado pela SNFDT e pelo Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer – AVANTE, da Universidade de Brasília.
Os artigos foram elaborados a partir de diferentes suportes teórico-metodológicos e procuram entender o futebol em suas entrelinhas, seja dentro da totalidade que está imerso, no contexto do capitalismo tardio e das desigualdades de gênero e raça, seja nas entrelinhas do jogo, apontando a necessidade de um currículo, com ações e medidas de avaliação, que deem conta de formar futebolistas mais inteligentes dentro e fora de campo.
 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

O financiamento público do esporte no Brasil: análise e avaliação do governo federal

Autores: Fernando Henrique Silva Carneiro e Fernando Mascarenhas

Editora: CRV Ano: 2021

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
O fundo público é essencial para materialidade das políticas públicas e efetivação de direitos, dentre eles o direito de acesso ao esporte. Este livro parte do entendimento que a compreensão da lógica de financiamento e gasto da política esportiva é uma chave interpretativa importante para entender as prioridades da ação estatal para o setor, pois, para que as ações da política esportiva se concretizem, é necessário que haja recursos financeiros que as permitam ser implementadas. Este processo se dá pela disputa do que será colocado em primeiro plano na agenda esportiva, isto é, pela construção de um projeto do que será a política esportiva. Este livro se propõe a reunir em uma obra os distintos artigos que foram publicados sobre o tema do financiamento público do esporte e se encontravam dispersos em diferentes periódicos científicos.

Vídeo sobre a obra: Veja aqui

Informações completas e aquisição: Clique aqui 

O que pode o corpo? Saberes e práticas da educação física e ciências do esporte

Autoras: Larissa Lara; Pedro Athayde e Maria Isabel Brandão de Souza Mendes (Organizadores)

Editora: Eduem Ano: 2021

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Gratuito

Sinopse:
O que pode o corpo? Saberes e práticas da Educação Física e Ciências do Esporte traz para a cena o corpo a partir de saberes e práticas da Educação Física e Ciências do Esporte, evidenciando a pluralidade epistemológica dessa abordagem. Os textos que compõem essa coletânea são, quase na sua totalidade, desdobramentos de trabalhos contemplados pelo Prêmio CBCE de Literatura Científica e exploram temas apresentados e debatidos coletivamente nos espaços acadêmicos destinados aos Grupos de Trabalho Temático (GTTs) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Dado o resultado alcançado com o exercício intelectual de pesquisadores/as que integram essa coletânea, convidamos leitores/as a incursionarem pela obra com vistas ao diálogo com a temática do corpo. Que sejam instigados por saberes e práticas da Educação Física e Ciências do Esporte! 

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Os impactos da escolha, formação inicial e inserção profissional na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física

Autor: Alexandre Vanzuita

Editora: CRV Ano: 2021

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
O presente livro, resultado da pesquisa de Pós-Doutorado, apresenta a investigação realizada com formandos(as) em Educação Física das modalidades de licenciatura e bacharelado da Universidade Federal do Paraná – UFPR. A análise dos dados e o contexto de pesquisa e formativo dos(as) formandos(as) que participaram desta investigação será retratado e minuciosamente detalhado. Como resultados de pesquisa, analisamos que as experiências de formação inicial e inserção profissional contribuem para a construção de identidade(s) profissional(is) não articuladas integralmente aos processos de pesquisa como princípio educativo e criação de métodos e metodologias.” 

Informações completas e aquisição: Clique aqui 

Política e cultura em educação física, esporte e lazer

Autores: Basílio Rommel Almeida Fechine; Andreyson Calixto de Brito; Antonio Ulisses de Sousa Junior; Daniel Pinto Gomes; Samara Moura Barreto de Abreu

Editora:
IFCE Ano: 2020

Versões: Impressa

Acesso: Gratuito

Sinopse:
Este livro intitulado Política e Cultura em Educação Física, Esporte e Lazer é fruto de ações do Centro de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer, REDE CEDES/ Núcleo Ceará, via ação programática da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Teve como objetivo apresentar estudos teóricos, metodológicos e práticos de compreensão e delineamento das políticas, programas e projetos sociais no campo da Educação Física, Esporte e Lazer. Estudos que analisam a Educação Física, o esporte e o lazer através das diferenças de classe, das relações étnico-raciais, do sentido estético, do consumo e produção de sua diversidade cultural.

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Por uma perspectiva crítica na educação física escolar: ensaiando possibilidades

Autores: Eduardo Batista von Borowski; Tiago Nunes Medeiros; Fabiano Bossle

Editora:
CRV Ano: 2020

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
Por uma Perspectiva Crítica na Educação Física Escolar: ensaiando possibilidades” apresenta o esforço de um coletivo de professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras em Educação Física Escolar, em socializar resultados de pesquisas desenvolvidas com a escola, refletindo a partir de um viés de fundamentação teórico-metodológica crítica e produzindo de maneira compartilhada com companheiras e companheiros de ofício da docência na Educação Básica, no Ensino Superior e da pesquisa científica. 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Práticas corporais & atividades físicas: saúde e sociedade

Autores: Alexandre Palma; Phillipe Rodrigues; Erika Cardoso dos Reis

Editora:
CRV Ano: 2021

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Gratuito

Sinopse:
Com o objetivo de contribuir para as reflexões da saúde em nossa sociedade, o livro “Práticas Corporais & Atividades Físicas: saúde e sociedade” traz ao campo a discussão sobre atividades física e práticas corporais em suas relações com a saúde, em especial, com as determinações sociais da saúde. Seu conteúdo abarca um debate crítico construído pelas experiências de diferentes membros do grupo de pesquisa Salus, da EEFD/UFRJ. A proposta era abordar as relações entre as atividades físicas/práticas corporais e alguns aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais contemporâneos, ou seja, apresentar um olhar para além de uma perspectiva exclusivamente biomédica. Elaborado em um momento crítico de nossa história, o livro se pretende, ainda, um manifesto. Um manifesto político. Um manifesto pela vida!

Vídeo sobre a obra: Veja aqui

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Práticas corporais indígenas: jogos, brincadeiras e lutas para implementação da lei 11.645/08 na educação física escolar

Autora: Arliene Stephanie Menezes Pereira

Editora:
Aliás Ano: 2021

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Gratuito

Sinopse:
Este livro visa uma proposta de Educação Física escolar em consonância com a Lei 11.645/08 que incluiu a obrigatoriedade das temáticas de “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, respectivamente, nos estabelecimentos de ensino.
Inicialmente, o livro traz uma pesquisa realizada no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES acerca das pesquisas nos programas de Pós-Graduação em Educação Física sobre a temática indígena. Posteriormente, quatro pesquisas realizadas com professores da rede municipal de educação pública de Fortaleza. Logo em seguida, são descritos jogos, brincadeiras, lutas corporais indígenas e outras atividades como construção de brinquedos, pinturas indígenas, danças e rituais, entre outras, para embasar a prática pedagógica de professores. Levanta-se ainda possibilidades e dicas de leituras para aqueles que queiram-se aprofundar ainda mais. Por fim, fazendo breves considerações sobre currículo e descolonização.
 
Vídeo sobre a obra: Veja aqui

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Produção de conhecimento na educação física: pesquisas e parcerias do centro da Rede Cedes no Distrito Federal

Autores: Pedro Fernando Avalone Athayde e Ingrid Dittrich Wiggers

Editora:
Unijuí Ano: 2020

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Gratuito

Sinopse:
Produção de Conhecimento na Educação Física: pesquisas e parcerias do Centro da Rede Cedes no Distrito Federal é um livro que consubstancia a trajetória de mais de dois anos de trabalho dos grupos de pesquisa, que constituem o Centro da Rede Cedes no âmbito do Distrito Federal. Os objetos de estudo de cada um dos grupos são distintos e representam a riqueza temática da Educação Física/Ciências do Esporte. Concomitantemente, garantem uma produção científica marcada pela pluralidade epistemológica, sem perder a profundidade na análise. Alinhados ao desenho articulado que concebe a arquitetura de redes de pesquisa, os trabalhos do Centro da Rede Cedes DF superam as fronteiras locais em busca de parcerias nacionais e internacionais, cujos frutos aparecem narrados nesta obra. Nesse sentido, fica o nosso convite para a leitura dessas experiências! Que possamos conhecê-las melhor com o intuito de problematizá-las ou questioná-las. Que tenhamos a oportunidade de valorizar e ampliar o diálogo respeitoso e o debate de ideias de forma serena, profícua e profunda, qualificando o campo acadêmico-científico e da gestão de políticas no enfrentamento dos desafios da realidade social. 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Professores e professoras de educação física progressistas do mundo, uni-vos!

Autor: Daniel Teixeira Maldonado

Editora:
CRV Ano: 2020

Versões: Impressa

Acesso: Compra

Sinopse:
Esse livro descreve os temas culturais que aproximam os educadores e as educadoras de Educação Física progressistas. Ao analisar centenas de relatos produzidos por esses/essas docentes, foi possível perceber que a prática político-pedagógica desses/dessas professores e professoras é potencializada por reflexões realizadas com os marcadores sociais da diferença que atravessam as práticas corporais, a possibilidade dos/das estudantes realizarem uma leitura crítica do mundo sobre os gestos que envolvem as manifestações da cultura corporal e a fundamentação teórica pautada na produção acadêmica das Ciências Humanas.

Vídeo sobre a obra: Veja aqui

Informações completas e aquisição: Clique aqui 

 

(Re) inventando o envelhecimento pelas práticas corporais e integrativas

Autora: Tereza Claudia de Andrade Camargo

Editora: Appris Ano: 2021

Versões: Impressa

Acesso: Compra

Sinopse:
O livro revela escolhas possíveis no envelhecimento com autonomia e empoderamento. Demonstra a importância de envelhecer mantendo propósitos de vida e desejo de novos aprendizados. Aponta possiblidades de viver e de se relacionar pelas práticas corporais e integrativas com um cotidiano ressignificado. Destina-se aos profissionais que atuam com o envelhecimento e àqueles que envelhecem e acreditam na (re) invenção.

Vídeo sobre a obra: Veja aqui

 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Sulear: conscientização e emancipação social

Autor: Allan Delmiro Barros

Editora: Ed. do Autor Ano: 2021

Versões: Digital

Acesso: Gratuito

Sinopse:
O livro “SULEAR: CONSCIENTIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL” toma como ponto de partida a Dança (conhecimento historicamente presente na Educação Física) e avança nas reflexões acerca da sociedade em sua conjuntura histórica-filosófica, sociogeográfica, cultural e epistemológica. Inspirado no espetáculo de dança “SULEAR”, apresentado no Teatro Barreto Júnior em 2019, no qual Allan Delmiro Barros participou dançando, produzindo, coreografando e dirigindo, o livro tem uma escrita fluida alicerçada na perspectiva dialética e, como dinâmica, intercalou com imagens do espetáculo registradas pelas fotógrafas Keila Castro e Álita Mota. Com prefácio da professora Lívia Tenorio Brasileiro, revisão textual do mestre em Linguística Tiago Bione, e revisão técnica da bibliotecária Amanda Ganimo, o livro pode ser baixado gratuitamente no site: https://www.outrosaresbrasil.com/ que, em menos de um mês já teve acesso em 15 países.

Vídeo sobre a obra: Veja aqui

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Tendências da educação física : novas aproximações

Autores: Francisco Eraldo da Silva Maia e Arliene Stephanie Menezes Pereira

Editora: Alexa Cultural Ano: 2021

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
Escrito por um coletivo de 16 autores e coautores, o presente livro versa sobre as Tendências pedagógicas da Educação Física. Para isso, os autores realizam uma rigorosa revisão das Tendências mapeadas pelo professor Ghiraldelli Júnior (Tendência popular, Tendência higienista, Tendência militarista e Tendência competitivista da Educação Física) e identifica as Tendências contemporâneas que surgiram após 1985, em especial, a partir da década de 1990 e que permanecem até os dias atuais.
Por tematizar um dos conteúdos clássicos da Educação Física, o livro mostra-se primordial para os alunos da graduação, da Pós-graduação, para os professores do Ensino Básico e/ou Superior e para os profissionais que estudam para os concursos públicos da Educação Física Escolar.
 


Vídeo sobre a obra:
Veja aqui

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Tensões identitárias de professores de educação física

Autor: Alexandre Vanzuita

Editora:
Appris Ano: 2021

Versões: Impressa, Digital

Acesso: Compra

Sinopse:
Este trabalho introdutório pretende possibilitar a discussão sobre os processos de formação de professores em Educação Física, com o intuito de responder como acontece a construção da identidade profissional no ensino superior. A formação de professores em Educação Física, nas suas diferentes perspectivas, licenciatura e bacharelado, consolida-se por meio de metodologias e de estratégias voltadas à construção de conhecimento, articuladas ao princípio educativo e formativo da pesquisa.
O leitor poderá estabelecer relações entre esses possíveis processos constitutivos da identidade profissional com os elementos que a cercam, no processo de formação inicial. Esses elementos são descritos como a capacidade de elaboração própria, teorização das práticas, atualização permanente e questionamento reconstrutivo, portanto, ao concentrar-nos nesses aspectos formativos, preconizamos a competência humana histórica como sendo elemento orientador da identidade profissional.
Os capítulos que seguem neste livro poderão servir de subsídios em outros estudos acadêmicos no que se refere aos processos de construção de identidade profissional na área da Educação Física, especialmente no ensino superior. Além disso, fornece ao leitor uma breve leitura histórica da área, tratando também de conceitos como complexidade, mestiçagem e antropofagia. Seguramente, a leitura que se fará desta obra permite ao leitor suscitar novas perspectivas de investigação sobre o tema.”
 

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Trabalho docente em educação física

Autores: Denise Grosso da Fonseca; Elisandro Schults Wittizorecki; Jéssica Serafim Frasson; Lisandra Oliveira e Silva; Marlon André da Silva; Vera Regina Oliveira Diehl; Vicente Molina Neto (Organizadoras/es)

Editora: TOMO Editorial Ano: 2021

Versões: Impressa

Acesso: Compra

Sinopse:
Nesta produção que ofertamos à comunidade acadêmica e docente (em formação inicial e permanente), enveredamos por questões contemporâneas que problematizamos nas práticas pedagógicas da Educação Física escolar e que endereçam diferentes demandas a esse professorado, como a educação decolonial, as relações de gênero nas aulas de Educação Física, a educação inclusiva, a interdisciplinaridade e a micropolítica escolar, as políticas educacionais, a educação de jovens e adultos, a avaliação emancipatória, as experiências docentes. Também comparecemos com textos que expõem algo de nosso percurso como grupo de estudos/pesquisa/formação, além de produções em que testemunhamos os usos e seus efeitos, de desenhos metodológicos como a pesquisa narrativa e autoetnografia.

Vídeo sobre a obra: Clique aqui

Informações completas e aquisição: Clique aqui

Contato

Estamos à disposição para quaisquer dúvidas.

Diretoria Nacional

Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre – RS | Email: cbcedn@gmail.com

Horário de atendimento: Segundas, terças, quartas e quintas das 08h30 às 12h e 13h às 17h